VITÓRIA DA CONQUISTA: Prefeitura vai orientar carroceiros sobre normas de trânsito e descarte





Para normatizar a circulação de veículos de tração animal nas vias de Vitória da Conquista, a Coordenação Municipal de Limpeza Pública estará realizando, nos próximos dias, um trabalho de conscientização e orientação destinado aos carroceiros. A lei municipal nº 1.485/2008 regula como deve se dar esse trânsito para o melhor ordenamento da cidade.

“Vamos manter o contato com os carroceiros passando orientações sobre as medidas que estaremos tomando com base no que a lei nos orienta. A lei existe para ser cumprida. Esses atos não são imposições da Prefeitura. Nós queremos a organização da cidade”, declarou o coordenador municipal de Limpeza Pública, Joaquim Ernesto Santos.

Segundo esse decreto, os veículos de tração animal não podem trafegar nas avenidas Lauro de Freitas e Francisco Santos e na Praça Barão do Rio Branco. Outra questão a ser observada é que seus condutores tenham mais de 18 anos e que respeite o limite de peso suportado pelo animal.

Ao conduzir uma carroça, é preciso ainda ter noções básicas de trânsito e respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, por isso a Prefeitura pretende oferecer uma capacitação em parceria com a Associação de Carroceiros e o Simtrans, órgão municipal responsável por fiscalizar o trânsito. Com a formação, os carroceiros receberão gratuitamente o licenciamento.

Outra medida a ser tomada será a implantação de placa de identificação nas carroças. Os condutores também deverão colocar bolsões coletores nos animais para que as ruas não fiquem sujas. O coordenador de Limpeza Pública falou ainda sobre o descarte correto dos resíduos: “Não justifica uma cidade do porte de Conquista, o carroceiro pegar um entulho e jogar num terreno baldio mais próximo, por isso estamos tomando estas medidas para que todos trabalhem corretamente”, declarou.

Joaquim Ernesto Santos comentou que a Administração Municipal está realizando várias...
ações para que a cidade permaneça limpa e organizada, mas necessita da ajuda da população. “A comunidade é o nosso fiscalizador também. Quando contratar um carroceiro peça a ele para descartar no local certo”, disse.



Para receber lixo não-doméstico trazido por carroceiros e também pela população, a Secretaria de Serviços Públicos implantou Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s). Instalados há pouco mais de um mês, os PEV’s substituem os antigos terrenos a céu aberto. Cada ponto conta com dois servidores para monitorar o procedimento, e o lixo depositado nos contêiners é descartado no aterro sanitário.

Há cerca de 12 anos Gilson de Jesus Santos trabalha como carroceiro. Na tarde dessa quinta-feira, 23, ele conduzia sua carroça até o PEV da Urbis VI para descarregar um entulho. Para Gilson, a instalação do contêiner e a permanência de funcionários foram ideais: “Os caminhões às vezes tampava a entrada dos carroceiros, uns carroceiros jogavam em um canto, outras já não jogavam ali. Assim ficou mais organizado, porque tem espaço pra todo mundo jogar e já jogamos dentro. Não fica aquele entulho empatando a gente”.

Além descartar o lixo em locais adequados, a comunidade pode denunciar qualquer irregularidade à Coordenação Municipal de Limpeza Pública. O telefone para contato é: (77) 3420-7008.




INFORMAÇÕES: Site da Prefeitura Municipal. pmvc.ba.gov.br
VITÓRIA DA CONQUISTA: Prefeitura vai orientar carroceiros sobre normas de trânsito e descarte VITÓRIA DA CONQUISTA: Prefeitura vai orientar carroceiros sobre normas
de trânsito e descarte Reviewed by Correio Barrachocense on março 24, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Facebook